top of page
OSTEOARTROSE (DESGASTE) DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO

Por César A. de Q. Martins, Médico Ortopedista, área Cirurgia do Joelho, Medicina do Esporte Pesquisador da Universidade de Pittsburgh – EUA

Cópia Autorizada  desde que dado o crédito, sob pena de Plágio





Entendendo o que é  Osteoartrose ou Osteoartrite (desgaste) do joelho:

Se você sofre prolongadamente de dores no seu joelho, é bem provável que você esteja sofrendo de desgaste em sua articulação. Esta doença é causada pela deterioração da cartilagem articular de revestimento do osso do joelho.

Os dois tipos mais comuns de artrite do joelho são a osteoartrite e a artrite reumatóide. Outras causas são a necrose pós trauma, necrose avascular ou perda de suprimento sanguíneo para a articulação do joelho.

 


Osteoartrose ou Osteoartrite


O tipo mais comum de artrite do joelho é osteoartrose que é o desgaste (ver figura).
A osteoartrite é uma doença progressiva, degenerativa em que a cartilagem do joelho desgasta lentamente. A cartilagem serve como uma capa entre que reveste os ossos. Nossas articulação apresenta esta capa para permitir o deslizamento sem atrito entre um osso e outro. Porém, quando a cartilagem da articulação do joelho desgasta devido à osteoartrose, a dor e a inflamação resultante pode ser debilitante.
Figura abaixo demonstrando um desenho com as alterações degenerativas.  

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Osteoartrose - Desgaste da Articulação/ Site Dr. César Martins

Suas chances de osteoartrose do joelho aumentam com a idade, a condição mais freqüente afeta pessoas de meia-idade e idosos. Esta doença pode aparecer à entre as idades de 30 e 40, embora os sintomas podem não estar presentes nas fases iniciais. Com a idade de 70 anos, quase todo mundo vai ter algum grau deste tipo de doença no joelho.

 


Causas


A causa de uma artrose do joelho não foi ainda respondida. Lesões prévias no joelho parecem aumentar o risco de osteoartrose, mas muitas pessoas com artrite do joelho nunca tiveram uma grave lesão de sua articulação. A osteoartrose é a forma mais comum de artrite, e muitas pessoas têm uma predisposição genética a esta doença crônica.

 


Sintomas


Os principais sintomas da osteoartrose são a dor no joelho, assim como inchaço e rigidez articular. Essas dores passam de uma fase que que apareciam somente aos grandes esforços, depois aos médis esforços e finalmente evoluem aos pequenos esforços. Visto que nos estágios iniciais a dor pode estar associada principalmente com a atividade, com o passar do tempo a cartilagem se desgasta e os ossos friccionam uns contra os outros e a dor pode se tornar mais grave e constante, interferindo em atividades diárias normais e o perturbar o sono.

 


Tratamento


Nos estágios iniciais, o tratamento pode envolver diversas técnicas.
Comportamentais e mudanças de estilo de vida, incluindo perda de peso e mudança da rotina para evitar situações de dor pode ser muito eficaz no alívio da dor. Os analgésicos como Tylenol ou anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) como o ibuprofeno ou Naproxeno também podem proporcionar alívio da dor. A Fisioterapia tem importante papel no tratamento da osteoartrose do joelho. Reforços musculares e alongamentos estão indicados para estes casos. Porém, não se deve sobrecaregar a articulação para não haver piora do queadro doloroso e evolução mais rápida da doença. A hidroginástica e/ou hidroterapia são terapêuticas muito importantes sob a supervisão de um orientador assistindo a sessão. 

 


Órteses pode corrigir mau alinhamento

Em casos selecionados podemos prescrever palmilhas especiais para corrigir os desvios de eixo (joelho torto para dentro ou joelho toro para fora), porém estas palmilhas são úteis nos casos iniciais de osteoartrose
A glucosamina/condritina oral ou injeção de ácido hialurônico podem lubrificar o joelho e reduzir a dor e inchaço da articulação. A injeção de corticosteróide também pode ser usada para reduzir a dor e, neste processo um agente anti-inflamatório é injetado diretamente na articulação.

Artroscopia ou cirurgia de substituição total ou parcial do joelho pode ser necessária quando a doença progride e a atividade diária torna-se mais comprometida.

 


A Artrite Reumatóide


Ao contrário da artrose, a artrite reumatóide do joelho envolve a inflamação do revestimento da articulação, conhecida como a membrana sinovial. Embora menos comum que a osteoartrose, artrite reumatóide é uma das mais debilitantes dessas formas de artrite. A artrite reumatóide geralmente se desenvolve na meia idade, mas pode ocorrer entre os 20 e 30 anos.Também existem casos desta doença na forma juvenil que é muito debilitante e limitante ao paciente já pode aparecer na infância.



Causas


A causa exata da artrite reumatóide ainda são desconhecidas. É  possível que um vírus ou bactérias podem desencadear a doença em pessoas com predisposição genética para a artrite reumatóide. Muitos médicos pensam artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que o tecido do forro  é atacado pelo sistema imunitário.  É também possível que a artrite reumatóide seja causada por um estresse severo. A doença, por vezes, ocorre após um evento de mudança de vida, como divórcio, perda de um emprego ou um ferimento grave.

 


Sintomas


Os principais sintomas da artrite reumatóide incluem dor e inchaço nas articulações e dificuldade para movimentar o local acometido, principalmente as pequenas articulações. Outros sintomas podem incluir perda de apetite, febre, fraqueza, anemia e nódulos reumatóides (caroços sob a pele).

 


Tratamento


O tratamento da artrite reumatóide geralmente envolve medicamentos como anti-inflamatóriso não esteróides (AINEs) e analgésicos. Em casos graves, a cirurgia pode ser indicada para substituir a articulação do joelho por uma articulação artificial.

 


Alternativas de Cirurgia do Joelho


Antes de decidir sobre uma cirurgia no joelho você pode tentar várias alternativas para aliviar a dor e a inflamação em seu joelho. Dentre estas alternativas destacamos:

1- Mudança do estilo de vida
A primeira alternativa à cirurgia do joelho é a modificação do estilo de vida. Isto pode incluir perda de peso e evitar atividades físicas de sobrecarga como corrida. Cuidados para não fazer exageros no trabalho, além de outras mudanças em sua rotina diária para reduzir o estresse sobre o joelho.

2- Terapia Física e Exercícios

Exercícios e fisioterapia podem ser prescritos para melhorar a força e a flexibilidade. Pode-se incluir exercícios de fortalecimento, como andar de bicicleta, bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento como flexionar o tornozelo para cima e para baixo (como acelerador), contraindo os músculos da coxa, levantar a perna reta. Alguns exercícios básicos seguem abaixo:


       Exercícios Isométricos para o joelho:

 

       2.1-Contraia os músculos na parte dianteira e traseira da coxa. Segure cinco segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

 

       2.2-Com a perna esticada elevar perna reta, retirando da  cama cerca de 15 centímetros (cm). Segure 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

 

       2.3-Com a perna esticada. Deite-se do lado não operado, levantando a perna

aproximadamente 15 cm acima da cama. Segure 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes. Estes exercícios poderão ser feitos de manhã e de tarde.

 

       2.4-Com a perna esticada, deite-se do lado operado. Levantar a perna de aproximadamente 15 cm acima da cama. Segure 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

 

       2.5-Com a perna esticada, deite-se de barriga para baixo. Levante a perna aproximadamente 15 cm acima da cama. Segure 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

3- Amplitude de movimento (mexer o joelho):

Comece a amplitude passiva de movimento utilizando a perna não-operada, depois repita com a operada.

Sente-se na borda da cama ou da cadeira e dobre seu joelho até 90 graus.


4- Extensão (esticar o joelho):
Coloque um travesseiro ou almofada abaixo do tornozelo da sua perna operada. Force seu joelho para esticá-lo. Realize este exercício 3 vezes ao dia durante 10 minutos ou mais. Repita 3 vezes ao dia.
O exercício pode fortalecer os músculos das pernas e reduzir sua dor. Se você realmente precisa de uma cirurgia no joelho, isso pode não ajudar, mas muitas formas de dor no joelho podem ser atenuadas pelo exercício físico.

5- Dor e Medicamentos anti-inflamatórios

A dor da artrite é causada por inflamação no joelho como o atrito dos ossos uns contra os outros devido a cartilagem desgastada. Redução da dor e inflamação do tecido no joelho pode proporcionar alívio temporário da dor e postergar a cirurgia no joelho. Para a maioria dos pacientes, Tylenol é um medicamento  seguro, medicamentos anti-inflamatórios (não-esteróides anti-inflamatórios ou AINEs) como o ibuprofeno ou Naproxeno pode também proporcionar alívio da dor e inchaço, além de outas medicações amplamente utilizadas nestes casos. A injeção de corticosteróide também pode ser usado para reduzir a dor e, pois é um poderoso agente anti-inflamatório injetado diretamente na articulação.

6- Glucosamina e Condroitina 

Um suplemento dietético chamado glucosamina e condroitina pode melhorar a mobilidade e diminuir a dor nos casos de osteoartrose do joelho. É pensado que as substâncias glucosamina e sulfato de condroitina pode retardar a deterioração da cartilagem da articulação, reduzindo a dor de osso no osso, porém isto ainda carece de comprovação científica. O que realmente se sabe é que elas reduzem a dor em articulações degeneradas, em até um certo limite da doença. Ambos são moléculas que ocorrem naturalmente no corpo. A glucosamina é pensado para promover o crescimento de nova cartilagem e reparo de cartilagem danificada, enquanto a Condroitina é acreditado para promover a retenção de água, melhorando a elasticidade da cartilagem e também para inibir as enzimas que destroem a cartilagem. Muito importante também é a associação destes condroprotetores com o Metilsulfonilmetano (MSM). O MSM é uma substância presente nos principais constituintes de nosso corpo, principalmente nos tendões e nas cartilagens. Este produto tem sido usado para o tratamento da dor decorrente dos processos degenerativos. No mercado internacional existe a associação de todos estes componentes em um só produto, já disponível em nosso meio.

7- Hidratação comum
Embora medicações e suplementos possam ser úteis na redução da inflamação e dor e ajudá-lo a adiar ou evitar uma cirurgia no joelho. As terapias medicamentosas podem ter efeitos colaterais sistêmicos (em todo o oranismo), e há um limite para o quanto a redução possa ocorrer.

8- Hialuronato ou Ácido Hialurônico

Estes produtos são utilizados para o tratamento da dor no joelho com  osteoartrose, em pacientes que não conseguiram obter uma melhora adequada com analgésicos simples ou com exercícios e terapia física.

Uma solução feita de hialuronato de sódio altamente purificada é usada neste processo, já que a osteoartrose reduz a sua capacidade sinovial para proteger e lubrificar a articulação..  O ácido hialurônico é feito de uma substância natural encontrada no corpo e é encontrado principalmente em altas concentrações no tecido articular e nos (líquido sinovial), líquidos que preenchem as articulações.

A aplicação do ácido hialurônico deve ser realizado por injeção intra-articular, sendo uma aplicação por semana por 3 a 5 semanas, dependendo do caso. A série de injeções pode durar um ano e ser repetida a cada ano. Em nossa clínica, no Hospital Ortopédico dispomos destes produtos para serem amplamente utilizados nos pacientes, porém respeitando a precisa indicação médica. Isso ajuda a re-lubrificar o seu joelho e reduzir a dor da osteoartrite, possivelmente atrasando ou ajudando a evitar uma cirurgia. 

9- Joelheiras

A joelheira pode ser usada para fornecer estabilidade externa na articulação do joelho. As joelheiras são dispositivos feitos de plástico, metal, couro e / ou espuma e são destinadas a estabilizar uma articulação, reduzir a dor e a inflamação e fortalecer os músculos ao redor do joelho. 

 

10- Prótese total do joelho   (Leia Aqui)

bottom of page