REVISÃO SISTEMÁTICA NO REINO UNIDO APONTOU ARTIGO CIENTÍFICO PUBLICADO PELO MÉDICO-PESQUISADOR, DR. CÉSAR MARTINS
Uma Revisão Sistemática realizada em um departamento de Ortopedia do Reino Unido apontou um artigo científico publicado pelo médico-pesquisador Dr. César Martins, de Passo Fundo/RS, como um dos apresentados com o melhor escore dentre os artigos publicados na área.
O artigo do MD César Martins havia sido publicado no Knee Surgery and Sports Traumatology and Arthroscopy, Revista Científica da Sociedade Européia de Ortopedia - (ESSKA).
O periódico Seminars in Arthritis and Reumatism publicou o citado artigo de Revisão Sistemática entitulado “The risks and benefits of glucocorticoid treatment for tendinopathy: A systematic review of the effects of local glucocorticoid on tendon” da autoria de John Dean do renomado Nuffild Department of Orthopaedics do Reino Unido. O fator de impacto deste periódico é de 3,806, sendo considerado alto para publicações internacionais, e um dos mais altos em Ortopedia e Traumatologia.
Neste artigo, foi observado que injeções de glicocorticóides administrados intratendineamente podem danificar o tendão, porém não é uma regra a ocorrência deste evento danoso ao tecido.
Fizeram parte desta revisão sistemática, do ponto de vista biomecânico de resistência tecidual e do padrão de celularidade, 50 (cinquenta) artigos selecionados internacionalmente, sendo que a maioria dos artigos apontou para um decréscimo na resistência do tecido tendíneo. Segundo o rígido escore metodológico apresentado pela revisão, a nota 8 era o máximo o qual os artigos científicos poderiam alcançar. O artigo do Dr. César Martins ficou com o escore máximo, indicando o rigor com que seu trabalho científico foi conduzido.
Artigo apresentando a revisão sistemática.:
Artigo publicado pelo médico ortopedista, Dr. César Martins

