top of page
logo%20trans%20cm%20novo_edited.png
QUEM É DR. CÉSAR A. Q. MARTINS
CREMESC 20.789 - RQE 11.941
  • Membro das Sociedades: Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ​), Trauma Esportivo (SBRATE), Internacional de Artroscopia (ISAKOS) e Brasileira de Ortopedia (SBOT).

  • Graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo-RS (1991)

  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Centro de Estudos Ortopédicos de Passo Fundo-RS (1992-1995)

  • Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001)- Biomecânica

  • Instrutor da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia ,  do Hospital Ortopédico de Passo Fundo-RS, de 1995 até 2015

  • Professor Titular da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF)-RS; 2001 - 2015 (FEFF-UPF) e Medicina-UPF (2008 a 2015)

  • Faz parte do Corpo Clínico do Hospital Baia Sul de Florianópolis-SC

  • Atuou como médico no hospital da União, Hospital Governador Celso Ramos, cidade de Florianópolis-SC 

  • Revisor do periódicos Arthroscopy:  The Journal of Arthroscopy and Related Surgery - Elsevier (ISSN: 1526-3231);   Revisor do periódico Clinical Anatomy -Wiley (ISSN: 1098-235)

  • Research Fellow em Sports Medicine pela Universidade de Pittsburgh-USA, com Freddie Fu M.D. (1997)

  • Professor Pesquisador na Universidade de Pittsburgh Medical Center -Pittsburgh-PA (EUA)  no Laboratório de Engenharia Ortopédica, e Prof. Pesquisador na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Pittsburgh-PA (EUA)

  • Atuou em departamento médico de Futebol Profissional, Futsal, Rugby e Futebol Americano. 

Dr. César Martins.jpeg
logo%20trans%20cm%20novo_edited.png
DR. CÉSAR
O QUE DIZEM  SOBRE O DR. CÉSAR MARTINS
"Rompi o ligamento (LCA), após um chute que recebi no Muay Thai. Hoje faz um mês e nove dias que fiz a cirurgia, recuperação muito rápida. Com 12 dias já estava sem as muletas. Dr. César faz um trabalho de excelência, além de ter um atendimento muitíssimo humanizado. Agradeço ao Dr. César pelo tratamento que recebi!"
Júlia Ferreira
PATOLOGIAS ATENDIDAS
Wave
logo%20trans%20cm%20novo_edited.png

Quando estes “amortecedores”  internos no joelho se rompem, ocorre inchaço e dor, além de em alguns casos ocorrer bloqueios. Embora seja uma lesão comum no esporte, nunca deve ser negligenciada.

LESÕES MENISCAIS

Estas estruturas estabilizadoras dos joelhos podem se romper, como resultado de uma torção, ocasionando inchaço, dor e instabilidade (joelho que sai do lugar), caso não tratada corretamente. Pode estar associada à lesões dos meniscos.

LESÕES DOS LIGAMENTOS CRUZADOS (Anterior e Posterior)

A cartilagem é uma das estruturas mais importantes dos nossos joelhos. A preservação destas estruturas é de fundamental importância para a manutenção dos movimentos do joelho.

LESÕES DA CARTILAGEM

Dr. Cesár A. Q. Martins realizou o Primeiro Transplante de Menisco no Brasil, ano de 2002. Trata-se da reconstrução com enxerto (enxerto homólogo) a partir de um Banco de Tecidos Músculo esqueléticos, nos casos de perdas ósseas, ósteocondrais e em lesões de múltiplos ligamentos.

TRANSPLANTE DE TECIDOS ÓSTEO-CONDRO-FÁSCIO-LIGAMENTOSO

Estas são lesões complexas e graves que podem deixar sequelas importantes na mobilidade das articulações. É uma lesão que precisa ser manejada por profissional experiente. A avaliação deve ser urgente, e  realizada a fim de minimizar as complicações.

LUXAÇÕES

Quando a cartilagem se desgasta, se desenvolve a artrite ou artrose, sendo dolorosa e incapacitante. Pode ser tratada para o alívio dos sintomas, e em alguns casos será indicada a Prótese Articular,  as correções com Osteotomias (cirurgias ósseas), ou ainda outros procedimentos na dependência do caso.

PRÓTESE DO JOELHO
(ARTRITES /ARTROSES)

Os ossos podem fraturar em traumas graves como acidentes automobilísticos ou de menor energia como uma torção descendo uma escada ou no esporte. Estes são, em regra, tratamentos cirúrgicos complexos e devem ser conduzidos por médico com treinamento especializado.

FRATURAS

Ocorre quando o osso da frente do joelho (patela) se desloca para o lado ao indivíduo exercer uma forte contração dos músculos da frente da coxa. É uma doença incapacitante, e pode levar a lesões da cartilagem e relevante dor. Quedas em crianças e adolescentes podem ser decorrentes destas lesões.

LUXAÇÃO PATELAR

Quando a cartilagem se desgasta, se desenvolve a artrite ou artrose, sendo dolorosa e incapacitante. Pode ser tratada para o alívio dos sintomas, e em alguns casos será indicada a Prótese Articular,  as correções com Osteotomias (cirurgias ósseas), ou ainda outros procedimentos na dependência do caso.

NÃO-UNIÃO ÓSSEA (PSEUDOARTROSES)

Em adição aos Cruzados, os ligamentos colaterais (Medial e Lateral) as lesões dos cantos Posteromedial e Posterolateral devem ser conduzidas por profissional com expertise na área pois são lesões complexas e não raramente evoluem com sequelas graves.

OUTRAS LESÕES LIGAMENTARES

Se por acaso seu joelho se tornou infectado, o tratamento deve ser realizado com o intuito da máxima preservação óssea possível. Para que um melhor resultado o tratamento não deve ser protelando. A cura do quadro infeccioso deve ser o foco do tratamento.

CASOS DE PRÓTESES INFECIONADAS OU SOLTAS

(Sequelas de Fraturas, ou outras)

A ocorrência de uma fratura o osso poderá cicatrizar com uma orientação anormal.  Isso acarretará em dor local e dificuldades para movimentar a articulação. Similar à não-união óssea, essa doença deve ser tratada por mãos experientes.

DEFORMIDADES ÓSSEAS NA REGIÃO DO JOELHO
INJEÇÕES ARTICULARES VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

São Injeções realizadas com a finalidade de melhorar a lubrificação articular e o alívio da dor.  Podem ser realizadas Injeções com Hialuronato de Sódio que auxiliam no deslizamento nas cartilagens pois apresentam uma estrutura química semelhante ao líquido natural presente em nossas articulações.

TENDINITES / TENDINOSES

São doenças que podem levar à incapacitação para o esporte. Devem ser tratadas preferencialmente no início dos sintomas. Em alguns casos, quando ficam crônicas,  podem evoluir para um tratamento mais severo. 

PROLOTERAPIA 

Também pode ser indicada em alguns casos com cistos próximos aos meniscos e/ou tendinopatias (lesões tendíneas por sobrecarga).

TRAUMATOLOGIA ESPORTIVA
INFORMAÇÃO AOS PACIENTES
CONTATO
bottom of page