Untitled Document

 

O PAPEL DA SINOVITE NOS PROCESSOS DEGENERATIVOS ARTICULARES

"Este artigo apresenta uma revisão destes aspectos, publicado em uma revista de alto fator de impacto mundial.
A sinovite é caracterizada pela inflamação na membrana que reveste internamente as articulações sinoviais, chamada de membrana sinovial.  A sinovite é caracterizada no exame físico por inchaço articular, vermelhidão e calor (embora estes últimos sinais possam passar desapercebidos pelo paciente). Esta sinovite pode ser subclínica.

O que é uma sinovite subclínica?
É caracterizada assim pela inflamação da siovial não é encontrada durante um exame físico, mas os pacientes podem se queixar de dor articular e rigidez matinal prolongada.

Diagnóstico e tratamento da sinovite
Novas técnicas não invasivas como a ressonância magnética pode detectar a sinovite subclínica. O significado clínico destes achados de ressonância magnética não são tão claros até o momento. Os pacientes com sinovite subclínica e mediadores da inflamação no sangue normais (Velocidade de Sedimentação Eritrocitária - VHS - e a proteína C-reativa - PCR-) parecem não ser tão susceptíveis a desenvolverem lesões articulares que apareçam aos raios-X, embora não haja estudos publicados sobre este assunto até o momento."

Este artigo apresenta uma revisão destes aspectos, publicado em uma revista de alto fator de impacto mundial."

Download Artigo Download Questionário