Untitled Document

 

Revisão Sistemática apontou artigo científico publicado pelo médico-pesquisador MD César Martins

Dr. César Martins

Dr. César Martins

Uma Revisão Sistemática realizada em um departamento de Ortopedia do Reino Unido apontou um artigo científico publicado pelo médico-pesquisador MD César Martins, de Passo Fundo, como um dos apresentados com o melhor escore dentre os artigos publicados na área. O artigo do MD César Martins havia sido publicado no Knee Surgery and Sports Traumatology and Arthroscopy,  Revista Científica da Sociedade Européia de Ortopedia - (ESSKA), em 2011.

O periódico Seminars in Arthritis and Reumatism  publicou recentemente, em fevereiro de 2014,  o citado artigo de Revisão Sistemática entitulado “The risks and benefits of glucocorticoid treatment for tendinopathy: A systematic review of the effects of local glucocorticoid on tendon” da autoria de John Dean do renomado Nuffild Department of Orthopaedics do Reino Unido.  O fator de impacto deste periódico é de 3,806, sendo considerado alto para publicações internacionais,  e um dos mais altos em Ortopedia e Traumatologia.

Neste artigo, foi observado que injeções de glicocorticóides administrados intratendineamente podem danificar o tendão, porém não é uma regra a ocorrência deste evento danoso ao tecido.

 

Fizeram parte desta revisão sistemática, do ponto de vista biomecânico de resistência tecidual e do padrão de celularidade, 50 (cinquenta) artigos selecionados internacionalmente, sendo que a maioria dos artigos apontou para um decréscimo na resistência do tecido tendíneo. Segundo o rígido escore metodológico apresentado pela revisão, a nota 8 era o máximo o qual os artigos científicos poderiam alcançar. O artigo do MD César Martins ficou com este escore máximo, indicando o rigor com que foi conduzido seu trabalho científico.

Artigo apresentando a revisão sistemática.

Artigo apresentando a revisão sistemática.

Artigo publicado pelo médico ortopedista.

Artigo publicado pelo médico ortopedista.